Turvamento visual, pontos escurecidos no campo de visão e até a perda visual completa podem ser acarretados pela Toxoplasmose, de acordo com a médica infectologista Maria Inez Domingues Kuchiki.
A doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii pode aparecer sob várias formas e a ocular é uma delas. Maria Inez destaca que, diante dos sintomas, o paciente precisa realizar um exame oftalmológico o quanto antes. Segundo ela, apenas uma análise precisa pode identificar as lesões características da uveíte por toxoplasmose.
Uma vez diagnosticado com o problema, o paciente é tratado com medicações específicas, como sulfadiazina e pirimetamina associadas a colírios tópicos por um período que pode variar entre duas e quatro semanas. A toxoplasmose é conhecida popularmente como “doença de gato” porque é frequentemente adquirida por meio do contato com fezes de felinos. Mas o que pouca gente sabe é que os felinos não são os grandes vilões dessa história: carnes, frutas e utensílios de cozinha infectados também são responsáveis pela contaminação. Sendo assim, é importante estar atento.