Cirurgia Refrativa

O que é o Excimer Laser?

O Excimer Laser é uma radiação luminosa especial que possibilita fazer um micropolimento da superfície da córnea. Esse procedimento é feito por meio de cálculos computadorizados que resultam na correção das várias ametropias (miopia, astigmatismo e hipermetropia) e também na remoção de cicatrizes superficiais da córnea.

Essas intervenções a laser são feitas com a ajuda de medidas personalizadas de cada olho do paciente, baseadas em informações obtidas nos exames pré-operatórios por meio de aparelhos chamados de wavefront – ou frente de onda – que analisam a luz que atinge o globo ocular.

O Excimer Laser pode significar a independência dos óculos ou lentes de contato.

Como é feita a operação a laser?

O procedimento é relativamente simples, sem necessidade de internação. É totalmente ambulatorial. A anestesia é tópica, isto é, só com uso de colírio. O tempo cirúrgico é de 20 a 60 segundos conforme o grau de ametropia.

Exames pré-operatórios:

• Todo o paciente deve ser examinado pelo seu oftalmologista para receber a indicação (ou não) da cirurgia.

• Quaisquer doença do olho com glaucoma, conjuntivite, blefarite, ceratite, úlcera de córnea, ceratocone, etc. tornam contra-indicada a cirurgia.

• Não há necessidade de exame clínico pré-operatório e nem de exames laboratoriais de sangue.

• Recomenda-se fazer o exame Topográfico da Córnea e Paquimetria.

Casos em que o Laser pode ser utilizado:

O Excimer Laser pode operar as miopias desde -1,0 grau até mais de -10,0 graus, astigmatismos até -5,0 graus e hipermetopias até +5,0 graus. A presbiopia (vista cansada) já pode ser corrigida com procedimento cirúrgico. Para ser submetido à cirurgia, é necessário que haja a estabilização do grau.

Cuidados no pós-operatório:

• Após a cirurgia, o olho é protegido por uma lente gelatinosa terapêutica, tornando-se necessário o uso de tampão ocular.

• Deve-se tomar certos cuidados comuns aos pós-operatórios de qualquer cirurgia ocular, como não esfregar os olhos ou tocá-los com mãos sujas e evitar exposição ao vento ou ao sol forte.

• A medicação necessária será receitada pelo oftalmologista responsável cirurgia.

Compartilhe:

Veja também:

Rolar para cima