Catarata

A catarata é a principal causa de cegueira reversível no Brasil e no Mundo, responsável por aproximadamente metade dos casos de cegueira.

A catarata é a opacidade do cristalino, uma lente natural presente em nossos olhos, causando um embaçamento visual progressivo.

Normalmente a catarata aparece com o envelhecimento, no entanto pode ser desencadeada ainda por traumas, doenças metabólicas, inflamação ocular, uso de medicamentos, entre outros fatores.
Seu tratamento é essencialmente cirúrgico, promovendo-se a retirada do cristalino opaco e implante de uma lente intraocular. A cirurgia está indicada quando a catarata causa baixa visual ou dificulta as tarefas usuais do paciente. A indicação para correção de grau e eliminação do uso de óculos também é possível.

A cirurgia de catarata é realizada com emprego de técnicas de alta tecnologia, como a facoemulsificação com anestesia tópica (colírios) e mínimas incisões proporcionando uma cirurgia rápida, eficaz e uma recuperação visual confortável.

Atualmente dispomos do laser de Fentosegundo para delinear as incisões, realizar fratura do cristalino e também realizar correção do astigmatismo, aumentando a precisão cirúrgica, possibilitando a intervenção precoce com finalidade refrativa (correção de grau) em casos selecionados.
Atualmente dispomos de ampla gama de lentes intraoculares, que permitem correção de erros refracionais como astigmatismo, hipermetropia, miopia e presbiopia (vista cansada).