Tirar fotos de bebês é uma delícia! Mas é preciso ter cuidado: embora pouca gente saiba, o flash pode afetar a visão das crianças

 

Tirar fotos de bebês constantemente é um hábito dos pais e de quase todas as pessoas que convivem com crianças. Afinal, é mesmo difícil resistir a tanta fofura. Mas, ao fotografá-los, é preciso ter alguns cuidados, especialmente em relação ao uso do flash, pois a luz forte pode prejudicar a visão. “As fotos profissionais ou até mesmo as que os pais gostam de fazer em casa costumam ser durante o dia, então a melhor opção é abusar da claridade diurna e da luz solar”, afirma a fotógrafa Tainan Basile, especialista em ensaios newborn.
Flash no olho do bebê faz mal para a vista?
O oftamologista Bruno Guimarães Novaes, diretor medico do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz, explica que os possíveis danos à visão do bebê acontecem porque existem dezenas de milhões de células fotossensíveis na retina, e essas células, no recém-nascido, são apresentadas aos estímulos visuais de forma lenta e gradativa. “Um estímulo intenso de luz como o flash acarreta incômodo visual. E esses estímulos, quando intensos, repetitivos e próximos aos olhos, podem acarretar transtornos temporários a visão”, diz. No entanto, não há doença específica ou irreversível provocada pelo fash de luz.

Visão do recém-nascido

Mas, ao contrário do adulto, cujas células da retina levam segundos para se recuperar da sensibilidade provocada pelo estímulo intenso do flash, a recuperação dessas células nos bebês ocorre de forma um pouco mais lenta. “O ideal é que sejam evitados estímulos frequentes e repetitivos. O estímulo luminoso momentâneo e não repetitivo não prejudica a visão”, afirma. A luz azul (lâmpadas de cor azul) também deve ser evitada, pois pode provocar queimaduras na superfície ocular, assim como a luz solar, que é fonte de radiação ultravioleta e pode, ainda, causar patologias maculares.
Fonte: Bolsa de Mulher

Notícias

Rolar para cima